Thursday 14 May 2015

CONSULTA COM ADVOGADO TEM VALOR E TEM PREÇO

Em todas as nações livres, os advogados se constituem na categoria de cidadãos que mais poder e autoridade exercem perante a sua sociedade” (RUY BARBOSA)"

Por que será que ninguém dá valor à consulta do advogado?

As pessoas em geral consideram normal pagar a consulta de um médico, um psicólogo, um fisioterapeuta, uma fono,  um nutricionista e tantos outros profissionais liberais:  dentista, engenheiro, arquiteto, contador, etc. Muitos já preparam seus orçamentos  pensando nos honorários do contador pelo menos para a declaração anual de imposto de renda;  no personal trainer que o acompanha na academia, mas quando se trata de consultar um advogado, todo mundo pensa que a consulta é gratuita!   Porquê?

Quando levamos o animalzinho ao veterinário, aparecem entre os gastos de todos os procedimentos, medicamentos  o valor da consulta. Até a consulta do veterinário parece ter mais importância do que a consulta do advogado!  Porquê?

O advogado fala sobre o direito em todo lugar - qualquer lugar onde encontrar alguém que saiba sobre seu conhecimento jurídico, vai estar prestando uma consulta gratuita, seja na escola, no teatro, no clube, tem sempre alguém procurando um aconselhamento "free".

Será que as pessoas já pararam para pensar que o advogado está exercendo uma profissão e precisa ser remunerado pois também precisa garantir seu sustento e de sua família, comer, vestir-se, e arcar com todos os custos operacionais do escritório? O advogado precisa comprar livros, se reciclar e estar sempre atualizado às mudanças constantes do Direito, da sociedade e ao entendimento dos Tribunais.

O hora do advogado, como de qualquer outro profissional, tem um preço.  

Constantemente nos deparamos com clientes que querem transformar o advogado em psicólogo, com consultas intermináveis esperando muito além do que o simples conhecimento jurídico; pessoas que querem estar acompanhadas de um advogado em determinadas situações, mas esquecem que este serviço tem um preço.

A Ordem dos Advogados possui uma tabela de honorários mínimos para cada serviço e, muitas vezes, o valor de uma consulta com um advogado preventivamente será bem mais barata do que enfrentar um problema futuro.

O advogado é indispensável à administração da justiça, como ressalta a própria Constituição da República.   Consulte um advogado!.



No comments:

Post a Comment

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.